Importância da avaliação de telhado e instalação de placas Fotovoltaicas

Laudo avaliativo da estrutura realizado por Engenheiro pode reduzir em 100% os acidentes

É muito comum as pessoas receberem em seus smartphones vídeos e imagens de telhados danificados por causa de tempestades, ainda mais nesta época do ano. Entenda a Importância da avaliação de telhado e instalação de placas Fotovoltaicas

Mas infelizmente, quando se trata de sistemas fotovoltaicos instalados nesses telhados o problema se agrava pela complexidade e pode interromper o fornecimento de energia total do local, ou seja, residência, comércio, etc..

Uma pergunta para você leitor: Você acha que as placas solares fotovoltaicas cooperam para a destruição dos telhados? Se sua resposta foi sim, você acertou! São aproximadamente 150 quilos por metro quadrado em cima da casa.

A análise da estrutura do telhado é fundamental para qualquer situação. Contudo, instalações de pequeno porte, como telhados residenciais, a análise estrutural, de fato não acontece.

No projeto deve-se contemplar a forte presença de ventos e/ou tempestades. O telhado é uma peça fundamental da edificação, qualquer que seja. A instalação das placas FV exigem um cuidado e minucioso de cálculo e muito experiência.

A princípio, se o telhado vier a danificar, o Engenheiro colocará a culpa nas fortes chuvas?

A instalação das placas FV nos telhados sem o laudo técnico estrutural se enquadra na lei como crime de responsabilidade (LEI Nº 1.079, DE 10 DE ABRIL DE 1950). Entretanto, um telhado quebrado pode ocasionar danos materiais e perdas de vidas. Esta é a importância do laudo técnico e deve ser tratado com muita relevância pelos profissionais.

O QUE O LAUDO DEVE CONTEMPLAR PARA ESTUDO DE VIABILIDADE DE CARGAS?

Importância da avaliação de telhado e instalação de placas Fotovoltaicas contempla cargas gravitacionais de painéis são contempladas em diversas normas que estão descritas neste artigo, contudo alguns tópicos importantes devem ser levados em consideração, como por exemplo:

  • Peso próprio (cálculo depende dos materiais empregados e geometrias das estruturas);
  • Peso das telhas (de 7kgf/m2 a 12 kgf/m2, para telhas metálicas simples, por exemplo);
  • Placas fotovoltaicas, incluindo o sistema de fixação (15 kgf/m2);
  • Utilidades (10 kgf/m2 tipicamente) – acessórios que não fazem parte da estrutura, mas podem estar apoiados ou dependurados nela, como instalações elétricas e hidráulicas, forros.

QUAIS AS NORMAS TÉCNICAS ENVOLVIDAS NA AVALIAÇÃO DE TELHADO E PLACAS FOTOVOLTAICAS?

  •  Dimensionamento de estruturas de aço constituídas por perfis formados a frio ABNT NBR 14762/2010
  •  Forças devidas ao vento em edificações ABNT NBR 6123/1988
  •  Cargas para o cálculo de estruturas de edificações ABNT NBR 6120/1980
  •  Dimensionamento de estruturas de aço de edifícios em situação de incêndio – Procedimento – ABNT NBR 14323/1999
  •  Ações e segurança nas estruturas NBR 8681/1984
  • Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios – ABNT NBR 8800/2008

Fonte: Blog da Engenharia