Comitê Gestor do Programa Mulher do Sistema Confea/Crea é instalado

Sinergia – essa é a palavra-chave apontada pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger, quando se refere ao Programa Mulher do Sistema Confea/Crea e Mútua, aprovado em Plenário em agosto último e lançado durante a 76ª Soea. “Queremos institucionalizar o tema no âmbito do Sistema Confea/Crea e Mútua, e a estratégia é criar sinergia entre os órgãos colegiados, os Creas, as coordenadorias de câmaras e as entidades de classe”, afirmou Krüger durante a reunião de instalação do Comitê Gestor do Programa, realizada nesta terça-feira (17/12).

Entre as ações debatidas na reunião, está o restabelecimento de um fórum que trate do tema da equidade de gênero e valorização da mulher de forma institucionalizada no âmbito do Sistema Confea/Crea e Mútua. “Queremos que no próximo Encontro de Líderes Representantes sejam criadas as bases para esse fórum nacional, envolvendo os Conselhos Regionais. O grupo ficaria consolidado em agosto, durante a 77ª Soea”, afirmou Krüger, ao mencionar a estratégia de aproveitar momentos em que as lideranças já estejam reunidas, para otimizar recursos.

Coordenadora nacional das Comissões de Ética dos Creas, eng. civ. Flávia Roxin; presidente do Crea-ES, eng. civ. Lúcia Vilarinho; e presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger

Para a presidente do Crea-ES, que integra o grupo, eng. civ. Lúcia Vilarinho, a implantação de um fórum dessa natureza é de suma importância. “Essa organização é inspiradora para que os Creas se mobilizem na criação de ambientes que promovam políticas de equidade salarial, valorização profissional e inserção das mulheres em instâncias de poder”, afirma.

Também integrante do Comitê Gestor, a coordenadora nacional das Comissões de Ética dos Creas, eng. civ. Flávia Roxin, acredita que o fórum ampliará o alcance e abrangência das discussões. “Vamos buscar trazer as profissionais que não necessariamente compõem o Sistema Confea/Crea, mas que são líderes em seus mundos profissionais e já promovem a valorização da mulher de alguma forma. O fórum ajudará a divulgar esse trabalho com mais eficiência”, avalia.

Além de Krüger, Vilarinho e Roxin, compõem o Comitê Gestor a diretora de Planejamento da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), eng. mec. Michele Costa Ramos (como representante do Colégio de Entidades Nacionais – Cden), a diretora administrativa da Mútua, eng. agr. Giucélia Figueiredo (como representante da Caixa de Assistência), a gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea, eng. eletric. Fabyola Resende, a assessora do Gabinete do Confea, eng. quím. Simone Baía, e o conselheiro federal eng. agr. João Bosco (representante do Plenário do Confea).

Conselheiro federal eng. agr. João Bosco; gerente de Relacionamentos Institucionais do Confea, eng. eletric. Fabyola Resende; e assessora do Gabinete do Confea eng. quím. Simone Baía

Tema delicado
Em entrevista ao Confea, Flávia Roxin ressaltou o desafio de se tratar do assunto. “Sabemos que é um tema difícil. A cultura do brasileiro é muito machista, fenômeno observado inclusive entre as mulheres. Quando pensamos em fazer este trabalho, recebemos críticas das próprias mulheres. Mas tenho boas expectativas. Temos que ter coragem para fazer as mudanças. Se não, sempre vamos continuar no mesmo lugar”, afirmou.

O foco do grupo, conforme explicou o presidente do Confea, é a mulher na Engenharia. “Mas não vamos esquecer das dificuldades da mulher na sociedade como um todo. O que acontece na Engenharia é um reflexo da sociedade. Sempre dou o exemplo do feminicídio: não acontece só com as outras, acontece também com a mulher engenheira”, disse Krüger.

Iniciativa regional

Primeira mulher eleita para a Presidência do Crea-ES, Vilarinho se orgulha do Fórum Capixaba de Mulheres da Área Tecnológica, implantado durante o 10º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), em julho de 2019. “Nas reuniões do Fórum, já tratamos de mulheres nos espaços de poder, de assédio moral, de empreendedorismo feminino e da atuação das mulheres no Sistema Confea/Crea e Mútua. Estou certa de que, a partir das experiências que temos no Fórum Capixaba de Mulheres da Área Tecnológica, levaremos ricas contribuições para fortalecer ainda mais o Programa Mulher”, disse, após avaliar a reunião de instalação do Programa como existosa.

A previsão é de que o Comitê Gestor volte a se reunir no final de janeiro para organizar a atuação do Programa Mulher durante o 9º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, a ser realizado de 12 a 14 de fevereiro de 2020.
Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro