Acesso ilimitado às normas ABNT

Acesso ilimitado e 100% gratuito às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A parceria que já existia entre o Sistema Confea/Crea e Mútua e a ABNT foi expandida em um novo acordo assinado na quarta-feira (28/02). A decisão histórica tem repercutido e movimentou a Sessão Plenária 2.107 desta quinta-feira (29/02), na Sede Angélica do Crea-SP, já que a novidade chega para beneficiar todos os profissionais de Engenharia, Agronomia, Geociências, além de tecnólogos e designers de interiores registrados no Sistema.

Com a nova assinatura, o prazo de 60 minutos para a visualização dos conteúdos deixa de existir e agora o usuário tem acesso às normas pelo tempo que precisar. Os moldes do investimento neste convênio também mudaram. No formato anterior, eram divididas cotas iguais de pagamento entre Confea, Creas e Mútua, de acordo com a utilização do serviço. A partir de agora, o Conselho Federal passa a arcar com uma parcela maior, o que aliviará as despesas dos Regionais. “A parceria só foi possível porque trabalhamos juntos, como um só Sistema, para esse resultado. Uma estrutura pensada para valorizar o profissional”, comentou o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese, durante sua participação na plenária paulista.

Marchese agradeceu a disponibilização do corpo técnico de São Paulo para consolidação da colaboração, afirmando a importância da participação das engenheiras Fabiana Albano, diretora de Relações Institucionais do Crea-SP, e Lenita Secco Brandão, conselheira que representa a autarquia na ABNT, nas tratativas. “Fomos todos fundamentais para que essa negociação acontecesse”, ressaltou a presidente Eng. Lígia Mackey.

A aliança dos Conselhos Federal e Regional de São Paulo vislumbra ainda outros projetos para o futuro, como a criação de um registro unificado, que tenha validade em todo o Brasil. A iniciativa extinguirá a necessidade do visto. “Os profissionais poderão atuar em todo o país sem precisar de um visto para cada estado. Este é um projeto prioritário e estamos para assinar um protocolo de intenções com o Crea-SP que permitirá ao Confea ter acesso às ferramentas técnicas e aos parceiros de sustentação para que isso seja realmente entregue”, explicou Marchese.

 

Fonte: Portal Crea-SP