Tudo que você precisa saber sobre a anuidade Crea-SP 2025

Formas de pagamento

O pagamento pode ser realizado via cartão de crédito (em até 12 vezes), boleto (em até seis vezes), Pix, por meio do QR Code do boleto, ou pode ser incluído em débito direto autorizado (DDA) pelo banco escolhido.

No caso do boleto, a emissão pode ser feita de diferentes formas: via portal da anuidade, app Crea-SP ou pelo CreaNet. Além desses meios, os profissionais recebem o documento de pagamento no e-mail cadastrado. Em caso de dúvida sobre a veracidade, existem informações que facilitam o reconhecimento e diferenciam o boleto oficial emitido pelo Conselho:

– Presença do brasão do Governo Federal e da logo do Crea-SP;

– Emissão feita pelo Banco do Brasil;

– CNPJ correspondente ao do Crea-SP (60.985.017/0001-77), com o nome da autarquia

da seguinte forma: CONSELHO REG DE ENGENHARIA E AGRONO DO E.

Descontos

Quem optar pela cota única aproveita os descontos progressivos de: 15% até 31 de janeiro, 10% até 28 de fevereiro, e 5% até 31 de março. Vale destacar que o desconto não é aplicado no momento da emissão do boleto, mas sim no ato do pagamento, com o cálculo sendo realizado diretamente pelo banco responsável pela transação. Lembre-se também que esses descontos não são cumulativos e que o boleto com vencimento até 31/3 já computa os 5%.

O Crea-SP oferece outras condições especiais:

  • Profissionais recém-formados que solicitam o registro em até 180 dias após a colação de grau têm 90% de desconto na primeira anuidade, um incentivo para iniciar a carreira da melhor maneira;
  • Profissionais com mais anos de experiência também são contemplados com 90% de desconto, sendo válido para homens a partir de 65 anos ou com mais de 35 anos de registro ininterrupto no Sistema Confea/Crea e Mútua, e mulheres a partir de 60 anos ou com mais de 30 anos de registro ininterrupto. O benefício é automático e o boleto já é gerado com o valor correspondente;
  • Registrados que enfrentam doenças graves também podem solicitar a redução de 90%, de acordo com o ato administrativo 56/2024 do Crea-SP. Para isso, é necessário estar em dia com as anuidades anteriores e apresentar um laudo médico atualizado que comprove a incapacidade para o exercício da profissão. O pedido passará por análise pelo Conselho para aprovação.

Atenção ao prazo

Regularizar a situação dentro da data limite é essencial para evitar encargos e assegurar a atuação legal. O prazo encerra no dia 31 de março de 2025. Após essa data, serão aplicados multa de 20% e juros de mora de 1% ao mês ou fração sobre o valor devido. O não pagamento pode trazer outras consequências, como a inscrição do débito em dívida ativa e protesto em cartório de títulos. Oriente os profissionais da sua região.

A partir de 1º de abril, os valores em débito poderão ser negociados por meio de parcelamento, que pode ser realizado pelo site, ou pelos canais de atendimento do Crea-SP, como o telefone 0800 017 18 11, WhatsApp (11) 9 1000-8888 e o e-mail faleconosco@creasp.org.br.