Engenheiro químico

Química, biologia, física, computação e matemática se integram no trabalho de um engenheiro químico

Para encontrar um engenheiro químico na região de Igarapava, acesse nossa lista de associados.

engenheiro químico projeta, constrói e comanda plantas e processos industriais dentro das indústrias de petróleo, biotecnológica, farmacêutica, alimentícia e em qualquer outro setor que envolva a transformação de matérias em produtos.

Sob sua responsabilidade estão os processos físico-químicos, de segurança, fiscalização, expansão, transporte e armazenagem de toda a cadeia industrial. O engenheiro químico se preocupa em aplicar em grande escala e com eficiência os processos laboratoriais, compreendendo os fatores que envolvem a gestão de uma indústria de transformação. Para isso, elabora documentação técnica e legal, controla a qualidade e normas higiênicas e ambientais, além de supervisionar os processos de manuseio dos elementos para evitar contaminações e perdas.

Como se tornar um engenheiro químico

A profissão de engenheiro químico é de competência exclusiva dos bacharéis do curso superior de Engenharia Química. A duração média dos cursos de Engenharia no Brasil é de cinco anos. Para exercício legal da profissão, é obrigatório que o engenheiro químico realize seu registro profissional no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) ou no Conselho Regional de Química (CRQ), conforme as atividades que realize.

A profissão exige do engenheiro químico um conhecimento atualizado das práticas, novos maquinários, processos industriais e das atividades que envolvam sua profissão ao redor do mundo. Esse fator somado a uma forte atuação de empresas multinacionais pode trazer como exigência para diversas vagas de trabalho a fluência em língua inglesa e como diferencial importante o conhecimento em demais idiomas, como as línguas espanhola, alemã, japonesa, francesa, chinesa, entre outras, conforme a área.

Diferenças entre Química e Engenharia Química

Tanto a profissão de químico quanto a de engenheiro químico abordam composição de substâncias, análise de produtos e transformação e utilização de matéria-prima nas mais diversas áreas do dia a dia, da agroindústria à tecnologia. Entretanto, apesar de trabalharem com a mesma temática, os profissionais de Química e de Engenharia Química têm abordagens completamente distintas.

Assim, as principais diferenças entre as duas áreas já começam na graduação. Enquanto o aluno de Química frequenta a universidade por, em média, 4 anos, o estudante de Engenharia Química se forma em pelo menos 5 anos. O curso de Química é oferecido nos graus de bacharelado e licenciatura, sendo que a segunda modalidade possibilita ao egresso lecionar para o ensino fundamental e médio. Já o curso de Engenharia Química existe apenas para a formação de bacharéis.

Entretanto, a maior diferença entre a Química e a Engenharia Química é a atuação dos profissionais. Enquanto o químico atua com frequência em laboratórios, com a composição e análise de fórmulas, muitas vezes voltado para a pesquisa acadêmica, o engenheiro químico aplica os mesmos conhecimentos para o desenvolvimento de processos produtivos na indústria.

Áreas de atuação

engenheiro químico encontra campo para atuação nos vários segmentos da indústria, como o de materiais de construção, tintas, alimentação industrializada humana e para outros animais, cosméticos, petrolífero, fertilizantes e defensivos agrícolas, produção de papel e celulose, mineração, farmacêutico, polímeros e limpeza.

Nessas indústrias, o engenheiro químico pode atuar no projeto e protótipo de construção, reformas e ampliações das plantas. No desenvolvimento de produtos, seu trabalho está na realização de testes para verificar a consistência e qualidade das novas criações dentro das possibilidades de reprodução em ritmo industrial, dentro das normas legais de segurança do trabalhador, ambientais e do consumidor.

Fonte QueroBolsa