Engenheiro metalurgista, profissional essencial a todas as áreas
A Engenharia metalúrgica é um ramo da engenharia, mais precisamente da engenharia de materiais que é dedicado ao estudo dos materiais metálicos, englobando sua caracterização estrutural, propriedades mecânicas, produção e processamento.
O engenheiro metalurgista é o profissional que desenvolve, executa e coordena projetos de tratamento e de produção de metais, é responsável por todo processo de beneficiamento de minérios, por sua transformação em ligas metálicas com propriedades físicas, químicas e metalúrgicas adaptadas a usos diversos, e estuda a utilização desses metais na confecção de máquinas, estruturas ou peças. Na indústria, determina a composição química dos metais e seu modo de industrialização. O engenheiro metalúrgico é também responsável pelo desenvolvimento de novas ligas metálicas, com propriedades físicas, químicas e metalúrgicas adaptadas a usos diversos.
Da extração e transformação do minério ao produto final, o profissional de Engenharia Metalúrgica está presente em todas as etapas de produção da indústria pesada. De outro lado, o Engenheiro Metalurgista também não “enxerga” barreiras em criar, adaptar e dar forma a produtos para diferentes finalidades, reconhecidos no dia a dia do cidadão brasileiro e também pelo consumidor estrangeiro. A categoria deve ganhar fôlego novo com a retomada de crescimento do setor industrial e as novas gerações de profissionais sabem que encontrarão na carreira grandes perspectivas de sucesso.
Deixar um comentário