QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO BIM?

O Governo Federal lançou, no dia 16 de maio de 2018, estratégia para promover a inovação na indústria da construção. A Estratégia BIM BR, instituída pelo Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018, tem como finalidade promover um ambiente adequado ao investimento em BIM e sua difusão no País. Conheça a Estratégia BIM BR, seus resultados esperados, objetivos, ações, indicadores, metas e outros detalhes

O que é BIM?

Modelagem de informação da construção (BIM, Building Information Modeling) é o nome de um processo que começa com a criação de um modelo 3D inteligente e permite ações de gerenciamento da documentação, coordenação e simulação em todo o ciclo de vida do projeto (planejamento, projeto, construção, operação e manutenção).

Para que serve o BIM?

O BIM é usado para projetar e documentar projetos de edificações e infraestrutura. Todos os detalhes de uma construção são modelados em BIM. O modelo pode ser usado para análise, para explorar as opções de projeto de construção e criar visualizações que ajudam os envolvidos a entender antecipadamente a aparência final da construção. Esse modelo é usado para gerar a documentação do projeto para a fase de construção.

O que é o processo do BIM?

O processo do BIM oferece suporte à criação de dados inteligentes que podem ser usados em todo o ciclo de vida de um projeto de edificações ou infraestrutura.

PLANEJAMENTO

Forneça informações à equipe de planejamento combinando dados de captura da realidade e do mundo real para gerar modelos contextuais dos ambientes construído e natural.

PROJETISTAS

Nessa fase estão as tarefas de projeto conceitual, análise, detalhamento e documentação. O processo de pré-construção começa com o uso de dados BIM para informar as equipes responsáveis por cronogramas e logística.

CONSTRUIR

Nessa fase, a fabricação começa a usar especificações BIM. A logística da construção do projeto é compartilhada com empresas contratadas e empreiteiras para assegurar a melhor sincronização e a maior eficiência.

OPERE

Os dados BIM são encaminhados às ações de operação e manutenção dos equipamentos concluídos. Os dados BIM podem ser usados futuramente em tarefas de renovação ou mesmo desconstrução, com economia de custos.

Por que o BIM é importante?

Segundo as Nações Unidas, até 2050 a população mundial será de 9,7 bilhões. A indústria de AEC precisa buscar formas mais inteligentes e eficazes de projetar e construir, não só como forma de acompanhar a demanda global, mas para ajudar criar espaços também mais inteligentes e resilientes.

O BIM não apenas permite que as equipes de projeto e construção trabalhem com mais eficiência, como também captura os dados que eles criam durante o processo para beneficiar as operações e atividades de manutenção. É por isso que as exigências dos processos BIM estão aumentando em todo o mundo.

Saiba mais sobre a Estratégia BIM BR no documento preparado pelo Ministério da Economia. Clique aqui para baixar.